Umuarama vive tempos de promoção e incentivo às mais diversas manifestações culturais, com legislação moderna e atualizada. Além de possuir seu próprio Sistema Municipal de Cultura, a cidade garante ainda a execução da Lei Paulo Gustavo (LPG) de gestão e repasse de recursos para agentes e produtores culturais. Neste processo, a Fundação Cultural acaba de divulgar a lista oficial dos profissionais que foram selecionados para avaliar quais projetos receberão fundos para serem executados.
O secretário municipal de Cultura, Rodrigo Fernandes Pereira, explica dezenas de projetos foram apresentados com vistas na LPG e, como os recursos financeiros são limitados e controlados, apenas algumas propostas devem ser aprovadas. “Desta forma, respeitando a legislação federal, especificamente aquelas que se aplicam à questão do tema cultura, produzimos o Edital de Chamamento Público n° 001/2024, com o objetivo de convocar a classe artístico-cultural para participar da seleção de prestações de serviços culturais”, detalhou.
Iniciado em 25 de março, o cronograma do Edital de Credenciamento chega agora à fase de escolha de quatro pessoas que vão atuar como pareceristas, ou seja, profissionais ligados à arte e à cultura, que ficarão responsáveis pela definição dos projetos que serão selecionados para serem contemplados com os incentivos da LPG. “Em primeiro lugar houve um empate, com a nota máxima de 30 pontos: Marco Aurelho Techio e Tayssa Camila Mazzetto Mazzo foram os vencedores. Para as outras duas vagas também houve novamente empate: Josiane Barbosa Gouvêa e Karla Daniel Martins de Souza fizeram 29 pontos cada. Todos os detalhes estão divulgados no Portal da Transparência da prefeitura”, observa.
Agora, segundo Pereira, após a devida convocação e apresentação, esses pareceristas terão entre os dias 9 e 26 de maio para análise dos projetos inscritos. “No dia 27 de maio vamos divulgar os selecionados e os pagamentos aos agentes e produtores culturais serão realizados entre os dias 6 e 16 de junho. Estamos à disposição para quem precisar de quaisquer informações: basta ligar para a Fundação Cultural no telefone (44) 3621-4112”, indica o secretário.