No mês em que Umuarama comemora 69 anos, o Programa Biblioteca Itinerante Caminhos da Sabedoria também celebra 13 anos de história na Capital da Amizade. Coordenado pela professora e escritora Ângela Russi, o programa leva literatura, teatro e outras manifestações artísticas a estudantes da rede pública de educação.
Todo o trabalho é realizado em um ônibus adaptado para transportar livros e receber o público. O objetivo é possibilitar aos profissionais da educação e aos alunos o acesso à informação, incentivando o hábito da leitura e o desenvolvimento pessoal, social, cultural, intelectual e artístico.
Atualmente, a Biblioteca Itinerante Caminhos da Sabedoria é um programa da Secretaria Municipal de Educação, mas, nem sempre foi assim. Ângela relembra os primeiros passos da Biblioteca Itinerante, que inicialmente era um projeto.
O início da Biblioteca Itinerante foi bastante dificultoso. Na época, a professora Ângela produzia os desenhos para enfeitar o ônibus, contava histórias aos alunos e depois surgiu a ideia de produzir uma peça teatral para reunir as turmas antes de embarcarem no mundo mágico da literatura no ônibus da Biblioteca Itinerante.
Além disso, o diferencial é que a Biblioteca Itinerante é temática. Em 2024, o tema é ‘Literatura e Diversidade’. O respeito às diferenças é a mensagem principal das ações realizadas pelo programa ao longo do ano para os estudantes da rede pública de educação.
Biblioteca temática
Para que todos os estudantes entendam, principalmente os pequenos, falamos da diversidade de uma forma lúdica. Utilizamos o teatro para isso, na peça, por exemplo, temos um ET que viaja pelo universo e é respeitado em todos os planetas. Além disso, também usamos livros que falam da diversidade, para que eles compreendam que esse tema também está na literatura.
Ângela Russi – coordenadora da Biblioteca Itinerante
A Biblioteca Itinerante Caminhos da Sabedoria é um programa da Secretaria Municipal de Educação que, desde 2018 transformou-se em Programa Municipal Biblioteca Itinerante – Caminhos da Sabedoria por meio de Lei 4281.
Através da Biblioteca Itinerante, os estudantes da rede pública de educação têm a oportunidade de visitar o interior do ônibus adaptado, receber mais informações sobre a temática abordada no teatro e escolher um livro do acervo para mergulhar no universo da leitura.