Começa nesta terça-feira (23) a segunda edição da Flica (Festa Literária Capital da Amizade), com quatro dias de programação voltada às diversas formas de artes, com foco no incentivo à criação e difusão da leitura. O evento é aberto a todo público às 8h45 na Biblioteca Rocha Pombo (no Centro Cultural Vera Schubert) com o lançamento do ‘Projeto Geloteca’, geladeiras transformadas em bibliotecas.
A Secretaria Municipal de Cultura de Umuarama é coordenadora do festival, que será realizado nas dependências do Centro Cultural Vera Schubert entre os dias 23 e 26 de abril. “Todos os dias haverá comercialização de livros (das livrarias Sebo do Livro e O Sebo) e artesanatos, além de saraus literários, palestras, bate-papos e outras atrações culturais. Também vamos receber artistas e escritores para abordar processos e gêneros literários”, detalha o secretário Rodrigo Fernandes Pereira.
São convidados especiais as escritoras Rosy Greca – que vem de Curitiba para apresentar o espetáculo ‘Tapete Encantado’ e ‘A arte de contar histórias com música’ –, Angela Russi, Anecy Oncken, Maria Cristina e Sandra Hiraga – que, ao lado do cartunista Marcos Vaz, apresentam a oficina temática ‘A alma de Umuarama é a literatura’ –, e as professoras do Neabi (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) do IFPR (Instituto Federal do Paraná) Ivanete Silva Santos e Karla Daniel.
Haverá também sessões especiais intituladas ‘Um Escritor na Biblioteca’, que vai receber Augusto Silva abordando o tema ‘Mergulho em Águas Essenciais’, e Marcia Sá, que falará sobre ‘Literatura e Sustentabilidade’. “Para completar nosso evento com muito glamour, teremos apresentações musicais com os maestros Marco Aurélio Tavares e Urias Assumpção e os cantores Sandro Luiz e Tony Matheus. No gênero dança teremos o talento da bailarina e coreógrafa Tatiana Biaca e representando as artes cênicas será representada pelo escritor e diretor teatral Vinícius Guerra”, indica o secretário.
A programação completa e detalhada poderá ser acessada no site e nas redes sociais da prefeitura. “Algumas das ações e atividades são fechadas e especialmente preparadas para os alunos da rede municipal de educação e para alunos na Guarda Mirim, porém há uma série de eventos abertos à comunidade. Os interessados também podem ligar para a Fundação Cultural no telefone (44) 3621-4112.