Portal da Cidade Umuarama

Em Umuarama

Secretaria do Meio Ambiente intensificará vacinação contra raiva em cães e gatos

Embora a doença esteja controlada, a situação não isenta os tutores de animais da vacinação anual, que é obrigatória por lei

Publicado em 11/07/2024 às 17:06

Os animais devem receber a primeira dose aos 6 meses de idade e o reforço deve ocorrer anualmente (Foto: Portal da Cidade Umuarama/Eduardo Sebim)

Famílias de Umuarama poderão vacinar gratuitamente cães e gatos contra a raiva, graças a uma iniciativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem Estar Animal. A vacinação será intensificada no próximo mês. Para isso será necessário apenas preencher um cadastro bem simplificado e corresponder a alguns requisitos básicos.

Tutores dos animais deverão comprovar situação de vulnerabilidade social, mediante a apresentação do Cadastro Único do governo federal (CadÚnico), e apresentar na Secretaria do Meio Ambiente os documentos de RG, CPF e comprovante de endereço. Serão solicitadas também informações básicas sobre os animais, como peso, idade, raça, pelagem, etc.

A vacinação está prevista para acontecer em agosto, considerado pela população como o mês do ‘cachorro louco’ conforme a cultura popular. O cadastramento será iniciado a partir de segunda-feira, 15, no balcão de atendimento do Meio Ambiente.

“O município conta com doses para vacinar até 270 animais nesta etapa da imunização e a ordem de chegada será um dos critérios para definição dos que serão vacinados. Data, horário e local de vacinação serão informados posteriormente”, orienta a diretora de Meio Ambiente do município, Fernanda Periard Mantovani.

O veterinário José Guilherme de Oliveira Júnior, diretor de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal da secretaria recomenda que os tutores vacinem seus animais anualmente contra a raiva. “A vacina antirrábica é necessária para manter seu animal de estimação protegido contra essa doença e a proteção se estende também ao tutor e seus familiares, porque a raiva é transmissível ao ser humano”, orientou.

Embora a raiva esteja controlada, a situação não isenta os tutores de animais da vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é fator de relevância para garantir a manutenção de controle da saúde nas populações de cães e gatos e, por consequência, à população humana. Os bichos devem receber a primeira dose aos 6 meses de idade e o reforço deve ocorrer anualmente. A transmissão da doença ocorre por mordidas, lambidas ou machucados causados por animais contaminados. Apenas o contato com a pele do animal infectado não oferece riscos.

Fonte:

Deixe seu comentário

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp