O Centro de Especialidades Médicas (CEM), coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama, realiza em média 300 atendimentos por dia, funcionando de segunda a sexta-feira. Atualmente 65 profissionais médicos prestam serviço no acompanhamento de 23 especialidades de média complexidade. Os pacientes são encaminhados para tratamento após passarem pelas unidades básicas de saúde (UBS).
Lígia Maria Lara Ruiz, responsável pela direção do CEM, comenta que o tempo de espera para atendimento gira em torno de 15 a 20 minutos, já que as consultas são feitas com agendamento prévio. “Os pacientes já vêm para cá com seu horário marcado e o sistema é por ordem de chegada”, explica.
O CEM possui 14 consultórios e um ambulatório para procedimentos de ortopedia, sala para curativos, sala de enfermagem, coordenação e guichê de atendimento, com todos os profissionais treinados e capacitados para oferecer todo apoio necessário aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme relata Lígia, informando que a ortopedia continua sendo a especialidade que lidera os agendamentos. “Para dar suporte a toda a estrutura de atendimento médico especializado, o CEM conta com uma equipe de 30 profissionais de saúde, sendo 17 atendentes, quatro serviços gerais, dois enfermeiros, um coordenador, dois nutricionistas e quatro fonoaudiólogas”, enumera.
Muitas ausências
O secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza, comenta que a taxa de faltantes ainda é considerada alta: 18% de todos os agendamentos. “Esse índice de ausências às consultas agendadas manteve uma média de 30% por alguns anos, porém registramos um declínio considerável no primeiro semestre de 2024, mas não significa que possamos comemorar, pois o ideal seria se conseguíssemos zerar as faltas. Os cidadãos deveriam ter consciência do quanto isso prejudica a sistema de atendimento especializado em saúde em nosso município”, afirma.
Souza acrescenta que existe a previsão de aumento no número de atendimentos em algumas especialidades e a contratação de especialidades que não estão disponíveis ainda na rede. “Enfrentamos algumas dificuldades para concluir as contratações e uma delas é a questão de espaço físico insuficiente. Temos consciência de que a estrutura física do CEM é incompatível com a demanda de pacientes agendados/atendidos diariamente (são 12 horas por dia, das 7h às 19h), mas a administração municipal está estudando alternativas”, pontua o secretário.
Especialidades atendidas
As 23 especialidades atendidas no CEM atualmente são angiologia e vascular, alergista e imunologista, cardiologia, cirurgia geral, coloproctologia, dermatologia, endocrinologia pediátrica, endocrinologia e metabolismo, fonoaudiologia, hematologia, nefrologia, neurocirurgia, neurologia clínica, neuropediatria, nutrição, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, pneumologia, psiquiatria, psiquiatra infantil, reumatologia e urologia.