Nos dias 15 e 16 de julho, a Universidade Paranaense (Unipar) sedia o encontro do Plano Umuarama 2050. O evento conta com a participação do prefeito Celso Pozzobom, secretários municipais, técnicos das secretarias e do Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU), além de representantes de universidades e da sociedade civil.
O plano, desenvolvido de maneira colaborativa, é conhecido como “masterplan” e apresentará um levantamento das demandas e propostas estratégicas para o desenvolvimento do município, que resultarão em diversos projetos.
O objetivo é que o plano proponha ações sustentáveis para o desenvolvimento da cidade, visando torná-la uma referência em inovação, empreendedorismo e qualidade de vida.
Na segunda-feira (15), os participantes, incluindo professores da Unipar de áreas como Arquitetura, Administração e Inovação, além do assessor de Inovação Bruno Oliveira, foram divididos em grupos para discutir as visões das áreas Econômica, Social (Educação e Saúde), Ambiental, Mobilidade e Infraestrutura, e Capacidades Institucionais.
“Além do espaço, nossos professores contribuem, nos debates e soluções, com o conhecimento técnico nas diversas áreas”, destaca Oliveira.
Este trabalho resultará em uma visão geral, conforme afirmou Sérgio Vercezi Filho, executivo do CDU e coordenador das atividades de elaboração do documento, com consultoria da Fundação Dom Cabral.
“Amanhã, será a vez de ouvirmos 200 empresários, lideranças, formadores de opinião e profissionais liberais. O Plano viabilizará investimento contínuo a longo prazo em Umuarama. E as soluções discutidas mostram que elas passam pela universidade. A entrega do master plan será em 26 de setembro desta ano”, explica.