Com mais de 170 pessoas, divididas em 14 grupos para debater as demandas futuras de Umuarama, o segundo dia do encontro do Plano Umuarama 2050 contou com a participação de entidades privadas e organizações civis. O evento foi realizado no Campus III da Universidade Paranaense (Unipar).
O Plano Umuarama 2050 é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, o Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU), a Fundação Dom Cabral, universidades e a sociedade civil. Juntos, estão construindo um “Masterplan” para o desenvolvimento da cidade, com a participação colaborativa de toda a comunidade.
Os grupos discutiram diversos pontos para o planejamento de Umuarama 2050, como educação, segurança, planejamento urbano, economia, entre outros. Bruno Oliveira, assessor de Inovação da Unipar, destacou a importância da diversidade de entidades nas discussões. “É um plano colaborativo que está sendo feito com visões diversas e múltiplas, isso dá riqueza de detalhes que vai nortear os esforços corretamente para onde queremos chegar”, explica.
O evento começou no dia 15 e encerra hoje (17). No entanto, os trabalhos de desenvolvimento continuarão com mais meses de debates em datas a serem programadas.
Edemilson Cruz Santana, do conselho de administração da Sicoob, participou de um dos grupos e ressaltou a importância desse planejamento para o crescimento de Umuarama. “É importante que a gente pense hoje para levar no futuro as principais ânsias da sociedade e as incluindo no contexto nacional e mundial, na evolução que vem acontecendo em tecnologia, educação e pesquisa”, pontua.