Na Universidade Paranaense (Unipar), o orçamento deixou de ser apenas uma questão de números para se tornar uma ferramenta estratégica vital. Agora, busca-se entender a história por trás dos números, utilizando-os como um instrumento dinâmico para a gestão. Amauri Oliveira, Gerente de Orçamento e Custos, celebra o movimento de transparência da controladoria, que visa munir os gestores das unidades com dados precisos para apoiar a avaliação e análise financeira.
A transformação foi impulsionada pela migração da Unipar para um modelo organizacional mais alinhado ao mercado, com objetivos financeiros claros. Esta transição evidenciou a necessidade de uma nova abordagem na gestão financeira, culminando na adoção do software orçamentário da AllStrategy. “Na medida que eu tenho a informação, eu posso levantar as melhorias e agir”, destaca o gerente.
Antes da implementação da nova ferramenta, a controladoria da Unipar dependia de planilhas e controles manuais, resultando em frequentes erros e conflitos de informações. A adoção do software trouxe maior eficiência e precisão, além de reduzir o tempo necessário para o planejamento estratégico e financeiro.
Cada unidade da universidade agora conta com um analista dedicado que acompanha os números junto aos diretores. “Eles conseguem justificar o valor e identificar a que se refere. É muito bom contribuir para a gestão e ao trabalho feito nas unidades no sentido de desenvolver as lideranças. Agora é capacitá-los para ter esse olhar para os números, um olhar voltado a resultados, também”.
O próximo passo, segundo o gerente, é promover a cultura do orçamento na universidade, capacitando todos os envolvidos para um uso ainda mais eficaz dessa ferramenta.
AllStrategy
Em abril, a sede da Unipar recebeu a visita da equipe da AllStrategy, fornecedora do software orçamentário Plano. Durante a visita, os representantes da plataforma conheceram a estrutura da universidade e compreenderam como a implementação foi realizada em tempo recorde de dois meses e meio.
A entrevista contou com a participação de Amauri de Amorim Oliveira, Gerente de Orçamento e Custos, Vinicius Souza de Araújo, Gerente de Controladoria, e Lucas de Oliveira Pinheiro, Analista de Orçamento e Custos Sênior.