Mais de 10 mil alunos da rede municipal entraram em recesso escolar nesta quarta-feira, 10, na 43 instituições de ensino da Prefeitura de Umuarama. Para a criançada, o ‘nome’ desse período é “férias” e por isso a Secretaria Municipal de Educação orienta os pais sobre alguns cuidados que podem ser observados para que o recesso seja bem aproveitado e os pequenos não percam ritmo para a volta às aulas, prevista para 23 de julho.
Dentre as dicas, a secretária da Educação, Mauriza de Lima Menegasso, destaca que as crianças precisam desse tempo de férias para se distraírem, brincarem e mudarem um pouco de ritmo, porém sem se distanciar muito da rotina escola. “Sugerimos que os pais não tirem seus filhos muito da rotina, para eles não estranharem, porque o tempo de férias é relativamente curto. É importante manter os horários de dormir, as refeições e o período de descanso”, orienta.
As crianças precisam brincar, descansar, ter tempo de qualidade com a família, disse Mauriza, “mas também devem curtir as férias fazendo coisas diferentes, passeios, visitar áreas de lazer, enfim, vivenciar novas experiências”.
No próximo dia 22 os professores voltam às salas de aula para uma formação do Programa Educa Juntos, que é oferecida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação do Paraná. “Os professores de todo o Estado terão a mesma formação, que vai ser aplicada dentro das unidades escolares, cada escola com seu grupo de professores. E também vamos preparar as salas para receber os estudantes na volta às aulas, dia 23”, completou a secretária.
Umuarama conta com 23 escolas, 19 centros municipais de educação infantil (CMEI) e o Centro de Educação Infantil Anjo da Guarda (conveniado), totalizando 43 instituições na rede municipal e 10.611 alunos matriculados, dentre os quais 6.041 no Ensino Fundamental (séries iniciais – 1º ao 5º ano); 2.354 na Educação Infantil (4 e 5 anos); 2.024 no Ensino Pré-Escolar (0 a 3 anos); 144 no CEI Anjo da Guarda; e 48 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que é oferecida nas escolas Souza Naves e Papa Pio XII (Lovat).