Portal da Cidade Umuarama

Nutrição

Programa Lixo que Vale tem 30 vagas para cadastro de novas famílias em Umuarama

Candidatos precisam ser moradores dos bairros que ficam na região do Industrial e do Jabuticabeiras

Publicado em 18/07/2024 às 17:40

Neste primeiro momento existem apenas mais 30 vagas, porém o Lixo que Vale deve incorporar mais famílias nos próximos meses (Foto: Divulgação/Prefeitura de Umuarama)

Famílias que moram nos bairros Jabuticabeiras, Nova Esperança, Industrial, Arco-Íris, Viveiros e Alto da Glória podem se candidatar a uma das 30 vagas que ainda estão em aberto no Programa Lixo que Vale, que troca materiais recicláveis por ‘moedas verdes’, espécie de dinheiro que pode ser utilizado na aquisição de alimentos no Ônibus – Supermercado disponibilizado pela Secretaria Municipal de Agricultura de Umuarama.

O Lixo que Vale é de extrema importância para o município, como comenta o secretário de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira. “A começar pelo fato de ajudar na preservação ambiental, já que o Lixo Que Vale já foi responsável por retirar, em poucos anos de existência, mais de 15 mil toneladas de recicláveis da natureza e reduzir a pressão sobre o Aterro Sanitário. Porém, o ponto fundamental para a administração municipal é o papel social do projeto, que compra alimentos dos agricultores familiares, garantindo mais opções de mercado para a produção”, observou.

Ele detalha que os alimentos do programa são adquiridos da Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Umuarama (Cooperu), que produzem frutas, hortaliças e legumes, além de pães e outros itens da agroindústria. “Já os recicláveis arrecadados são entregues à Cooperativa dos Trabalhadores e Prestadores de Serviços na Reciclagem de Resíduos Sólidos de Umuarama (Cooperuma), que tem sua sede no aterro sanitário municipal”, relata.

Mais vagas

Neste primeiro momento existem apenas mais 30 vagas, porém o Lixo que Vale deve incorporar mais famílias nos próximos meses, assim que foram estruturados os processos de compra, logística de entrega e distribuição de verduras, frutas, carnes, pães, doces etc., para que tudo funcione de maneira prática e satisfatória para os participantes. “Entendemos que há muitas famílias que gostariam de que levássemos o projeto para outros bairros e regiões, mas tenham certeza de que estamos estudando a viabilidade de ampliação para o mais breve possível”, registra.

Os interessados em se inscreverem no programa devem comparecer à Secretaria de Meio Ambiente, que fica no segundo andar da Prefeitura de Umuarama, levando documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência atualizado. O atendimento no Paço Municipal é das 8h às 11h e das 13h30 às 17h.

Questionário sobre qualidade

As famílias já cadastradas precisam participar de uma pesquisa de opinião sobre a qualidade do Programa Lixo que Vale. “Para que a Secretaria possa trabalhar de forma ainda mais segura todos os participantes devem responder ao questionário disponibilizado no site da Prefeitura, no banner Lixo que Vale. Nosso objetivo é saber a satisfação dos participantes”, indica Fernanda Periard Mantovani, diretora de Meio Ambiente.

Clique aqui para responder à pesquisa (somente para famílias cadastradas).

Informações importantes

  • Pesagem do material reciclável - Sexta-feira (19)
  • Parque das Jabuticabeiras e Jardim Sete Alqueires

Feira do ônibus itinerante

  • Sexta (19) das 8h às 12h
  • Industrial (Estrada Aeroporto, em frente ao Viveiro Municipal)

Fonte:

Deixe seu comentário

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp