Portal da Cidade Umuarama

Alimentação

Participantes do Lixo Que Vale devem responder pesquisa sobre o programa

Apenas cidadãos cadastrados e atendidos nos seis bairros contemplados em Umuarama devem responder ao questionário

Publicado em 16/07/2024 às 09:18

Além das 200 famílias já cadastradas e participando do Lixo que Vale, a prefeitura está fazendo os ajustes necessários para abrir novas vagas (Foto: Assessoria)

O Programa Lixo que Vale, criado em 2019, voltou com toda força na última sexta-feira (12), atendendo a 200 famílias de seis bairros de Umuarama. Renovado e reestruturado, agora o ‘ônibus-supermercado’ vai até os participantes do projeto, moradores dos parques Industrial e Jabuticabeiras, além de bairros neste entorno, levando alimentos diversos – verduras, legumes, pães, doces etc. – que podem ser comprados com a moeda verde conseguida por quem separa e entrega materiais recicláveis aos coordenadores do projeto.

A volta do Lixo que Vale teve grande repercussão na cidade, com muitos moradores querendo saber se mais famílias poderiam participar e quando novos bairros seriam incorporadas ao projeto. Porém o secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, afirma que, neste momento, não há estrutura para ampliação para outras regiões. “É algo que seguramente está em nossos planos, mas temos de fazer de forma muito bem estruturada para atendermos a população com qualidade”, observa.

Ele informa que os moradores podem trocar recicláveis por pelo menos 26 tipos diferentes de alimentos durante a feirinha do Programa Lixo que Vale, que será realizada uma quinzena no Jabuticabeiras e uma quinzena no Industrial. “Fizemos reuniões com os moradores cadastrados para explicar como iria funcionar esta nova fase, com o ônibus adaptado com as bancas de alimentos dispostas internamente oferecendo grande variedade de produtos vindos direto do produtor por meio da parceria com a Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Umuarama (Cooperu), garantindo mais saúde para os consumidores”, destaca.

Outro ponto importante registrado pelo secretário é a questão da preservação do meio ambiente, já que os participantes do programa são responsáveis por retirar produtos que podem ser reciclados do meio ambiente, dando a eles uma destinação adequada – caso da Cooperativa dos Trabalhadores e Prestadores de Serviços na Reciclagem de Resíduos Sólidos de Umuarama (Cooperuma), que também verão aumentar sua renda. “Por beneficiar moradores, pequenos produtores rurais, cooperados na reciclagem, meio ambiente e saúde da população, podemos afirmar com toda a certeza de que este é um dos programas mais importantes em prática no município”, analisa Sucupira.

Questionário sobre qualidade

Além das 200 famílias já cadastradas e participando do Lixo que Vale, a prefeitura está fazendo os ajustes necessários para abrir novas vagas para outras famílias que estejam em situação de vulnerabilidade. “Neste momento temos mais 30 novas vagas, mas apenas para moradores destas duas regiões [Jabuticabeiras e Industrial], que devem comparecer ao balcão de atendimento da Secretaria de Meio Ambiente, no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h, levando RG, CPF e comprovante de residência”, esclarece.

E para que a Secretaria possa trabalhar de forma ainda mais segura, todos os cadastrados no programa devem responder a uma pesquisa de opinião disponibilizada no site da prefeitura, no banner Lixo que Vale. “Nosso objetivo é saber a satisfação dos participantes”, indica Fernanda Periard Mantovani, diretora de Meio Ambiente.

Fonte:

Deixe seu comentário

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp