Portal da Cidade Umuarama

Reconhecimento

Após eliminar mais focos de dengue, agente de Umuarama ganha campanha do Sesc

A campanha do Sesc tem como objetivo conscientizar a população e criar uma mobilização estadual na eliminação de possíveis focos e criadouros do mosquito

Publicado em 19/07/2024 às 09:25

Na premiação por cidades, na microrregião, Umuarama também ficou com o primeiro lugar (Foto: Assessoria/PMU)

É de Umuarama, mais uma vez, a grande vencedora da campanha Sesc – Aqui o mosquito não entra, que estimula por meio de um aplicativo a eliminação de focos do mosquito transmissor da dengue, zica vírus e febre chikungunya. A agente de combate a endemias (ACE) Regina Leiko ficou em primeiro lugar, seguida por Clara (de Perobal) e Leonardo Costa, atirador do Tiro de Guerra 05.012, também da Capital da Amizade, que receberam troféus e medalhas.

Na premiação por cidades, na microrregião, Umuarama também ficou com o primeiro lugar, seguida por Maria Helena em 2º e Perobal em 3º. A premiação foi realizada na quinta-feira (18) no auditório do Sesc/Umuarama. Há quatro anos o aplicativo é um aliado importante no combate à dengue. O Sesc PR uniu forças com o governo do Estado e os municípios para driblar os altos índices da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, com a campanha.

Conforme o último informe epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Paraná contabiliza 578.706 casos confirmados em todas as regiões do Estado e a triste marca de 549 mortes em decorrência da dengue – dados que fazem parte do período epidemiológico 2023/2024, iniciado em 30 de julho de 2023.

A campanha tem como objetivo conscientizar a população e criar uma mobilização estadual na eliminação de possíveis focos e criadouros do mosquito, a fim de inibir o avanço da dengue com o envolvimento da população por meio de diferentes ações educativas e de uma disputa virtual, uma espécie de jogo interativo disponibilizado pelo aplicativo do Sesc PR.

Por meio do app, o usuário registrar em fotos o foco de água parada (antes) e sua eliminação (depois). As fotos são compartilhadas no próprio aplicativo e somam pontos ao participante. O cadastro é gratuito, sem restrições de idade para competir, e é possível disputar as categorias individual ou por equipes.

A premiação é feita regionalmente e depois em nível estadual. Os seis primeiros colocados da categoria individual estadual ganharão hospedagens no Hotel Sesc Caiobá.

Na primeira edição da campanha (em 2021), 3.128 paranaenses de 249 municípios participaram e eliminaram 108.551 possíveis focos do mosquito Já em 2022, foram 259.227 possíveis criadouros eliminados por 5.764 participantes de 284 municípios. Na terceira edição, no ano passado, foram 11.309 participantes e 325.625 focos eliminados. Em 2024 foram eliminados mais de 250 mil focos e criadouros com a participação de mais de 6 mil pessoas em 242 municípios.

A Secretaria de Saúde de Umuarama foi representada pelo diretor, Franzimar Siqueira de Morais, e pela coordenadora do Serviço de Vigilância Ambiental, Taila Biaca Crivelaro. A cerimônia foi conduzida pela gerente do Sesc/Umuarama, Thais Mariane dos Santos, e teve as presenças do gerente-executivo em exercício do Senac, André Martins da Silva, do subtenente do Tiro de Guerra, Wendel Rodrigues da Silva, do prefeito Everton Barbiei (Esperança Nova) e de secretários de Saúde dos municípios de abrangência da região de Umuarama, agentes de endemias e representantes do Comitê da Dengue de Umuarama.

A expectativa é que a campanha continue mobilizando cada vez mais a população, contribuindo para impedir o avanço da dengue, e que se torne uma ação permanente. “A luta começa em nossas casas, passa pelas unidades de saúde e é disseminada em eventos, palestras e ações em grupos”, reforça o diretor.

Classificação:

Individual

3º lugar regional – Leonardo Costa Garcia, da cidade de Umuarama com 160 pontos

2º lugar regional – Clara, da cidade de Perobal com 270 pontos

1º lugar regional – Regina Leiko, da cidade de Umuarama com 1.923 pontos

Por equipe

3º lugar (participação) – Comitê da Dengue de Umuarama

2º lugar – Lanchonete SESC Umuarama com 111 pontos

1º lugar – Tiro de Guerra 05.012 de Umuarama

Por municípios

Troféu de 3º Lugar – Perobal com índice de 0,02%

Troféu de 2º Lugar – Maria Helena com índice de 0,17%

Troféu de 1º Lugar – Umuarama com índice de 1,01%

Fonte:

Deixe seu comentário

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp