O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), em parceria com a Prefeitura de Umuarama, Universidade Estadual de Maringá e ADAPAR realizam nos próximos dias três eventos técnicos que abordarão o tema: manejo de formigas cortadeiras.
Nesta edição, serão mobilizados produtores rurais de três comunidades de Umuarama que vão receber orientações sobre essa importante ação. De acordo com o Secretário municipal de Meio Ambiente, Walter Luiz Nishiyama Sucupira, agentes do setor estarão diretamente envolvidos nesta iniciativa. Segundo o secretário, a prefeitura tem apoiado as iniciativas para melhorar o nível de controle de formigas cortadeiras no município, pois além dos espaços rurais, as praças e canteiros centrais das vias urbanas, também abrigam formigas. “Nos últimos meses passamos a intensificar o manejo das formigas cortadeiras também em nossas áreas de praças e jardins, sempre de forma segura e que nos permita ter bons resultados”, ressaltou.
Ainda de acordo com Sucupira, os servidores das secretarias de agricultura e do meio ambiente, saúde e bem-estar animal, através do engenheiro agrônomo Fábio Cesar Pereira Souza e da Tecnóloga Ambiental, Fernanda Periard Mantovani, vêm participando ativamente dessa ação, juntamente com os demais parceiros. O objetivo é fazer com que as informações cheguem aos produtores rurais do município, pois todos sabem os danos provocados pelas formigas em áreas de lavouras, florestas plantadas, pastagem, frutíferas e até hortaliças.
Denúncias e ações da ADAPAR
Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), durante os meses de maio e junho, os números de denúncias por ocorrência de danos por formigas cortadeira aumentaram consideravelmente. Para o chefe regional da ADAPAR, Engenheiro Agrônomo Roberto Carlos Machado, quando se trata do problema de manejo de formigas cortadeiras, a agência faz a sua parte, executando ações de fiscalização do manejo correto, bem como de educação sanitária sobre o combate à praga. Além disso, está sempre mobilizada nas promoções de campanhas. “A ADAPAR também orienta os produtores rurais e profissionais da área sobre a legislação vigente e dos mecanismos legais e permitidos para manejo da praga em áreas urbana e rural”, disse o engenheiro.
Informação ajuda
Especialista em formigas, o Biólogo do IDR-Pr, José Cosme de Lima explica que é impossível acabar com as formigas cortadeiras. Por isso, o que se busca, quando se faz o seu manejo na propriedade é baixar o seu nível de infestação. O Biólogo lembra que os técnicos e produtores devem procurar primeiramente ter informações sobre o tema, e que as campanhas de manejo de formigas cortadeiras, realizadas anualmente no município de Umuarama e região são uma boa oportunidade para isso. "É necessário conhecer as espécies que ocorrem na propriedade, se saúvas ou quenquéns, seus hábitos e os métodos mais adequados no controle, bem como produtos autorizados para este fim”, ressaltou Cosme.
Pesquisa e extensão
Em Umuarama, a Universidade estadual de Maringá (UEM), vem promovendo pesquisa no manejo alternativo de formigas cortadeiras em áreas de mata, ciliares e reserva legal. Segundo o Engenheiro Agrônomo entomologista e pesquisador, doutor Júlio Guerreio, os trabalhos iniciados vêm se mostrando animadores, uma vez que em suas análises, foi verificado algum nível de perturbação, também nos grandes formigueiros, cujo padrão de tamanho não é comum em trabalhos de pesquisa de campo. “Esperamos retornar neste semestre com as pesquisas de campo com novos protocolos para o controle de formigas. A ideia é continuar observando os alcances com a utilização de produtos alternativos, como os fungos entomopatogênicos, óleos essenciais e outras linhas de opções. Estes testes ocorrerão com as duas espécies de saúvas: Saúva Parda e Saúva Limão, que são responsáveis pelos danos causados a maioria dos cultivos agrícolas na região”, destacou Júlio.
O gerente regional do IDR-Paraná, em Umuarama, Rafael Meier de Mattos, comentou que o IDR e seus parceiros, sempre promovem eventos técnicos voltados aos produtores e profissionais nesta temática de Controle da Formiga Cortadeira. Seja para apoiar na divulgação dos resultados obtidos pela pesquisa, mesmo que preliminares ou pela necessidade de orientar e acompanhamento as comunidades rurais. “As campanhas vêm acontecendo anualmente em toda região no mês de julho. O IDR tem esse compromisso com o homem do campo que é levar conhecimento e ajudar no dia-a-dia com assistência técnica”, enfatizou Mattos.
Agenda técnica em Umuarama
13/07 - Sábado - Reunião Técnica sobre manejo de formigas cortadeiras no Km 10.
Local: capela Nossa senhora do Rocio, na propriedade do senhor Cornélio Tremí - das 8h30 às 11h.
19/07 – Sexta-feira - Reunião Técnica sobre manejo de formigas cortadeiras.
Local: Comunidade Placa Icaraíma - propriedade do senhor Sérgio Zumas Filho - das 13h30 ás 16h.
27/07 – Sábado - Reunião Técnica sobre manejo de formigas cortadeiras.
Local: Comunidade de Roberto Silveira, no antigo campo de futebol da comunidade - das 8h30 às 11h.