Portal da Cidade Umuarama

Apoio

Agricultura abre cadastro para interessados no cultivo de banana em Umuarama

Vagas para o projeto são limitadas e mudas serão entregues gratuitamente para quem tiver Cad-Pro

Publicado em 11/07/2024 às 18:31

A banana Princesa BRS é uma espécie desenvolvida pela Embrapa Fruticultura (Foto: Léa Cunha / Portal Embrapa)

A Secretaria Municipal de Agricultura está investindo na ampliação do Programa Mais Fruta, que promove o desenvolvimento da fruticultura em Umuarama, e desta vez o projeto vai distribuir mudas de Banana BRS Princesa, um híbrido também chamado de ‘banana tipo maçã’, com mercado garantido e de alta produtividade. Os produtores interessados em fazer parte da atividade têm até o dia 31 deste mês para realizarem o cadastro.

Segundo o engenheiro agrônomo Fábio César Pereira Souza, que coordena o programa, a Princesa BRS é uma espécie desenvolvida pela Embrapa Fruticultura para ser cultivada em regiões onde possam haver a presença de doenças que impeçam ou prejudiquem a produção de legítima banana-maçã. “Desenvolvidas em laboratório, essas mudas são resistentes às principais pragas e doenças que afetam a bananeira. Além disso ela tem alta qualidade”, descreve, destacando que o IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), a Cooperu (Cooperativa de Produtores Rurais de Umuarama) e o Banco de Alimentos são parceiros nesse projeto.

Ele detalha que a banana BRS Princesa possui características de mercado semelhantes à da banana-maçã. “Em relação à massa média, comprimento e diâmetro dos frutos, não há diferença significativa entre a ‘BRS Princesa’ e a ‘Maçã’, com valores de massa de 63,3 g e 79,0 g; 12,7 cm e 14,2 cm de comprimento e 2,7 cm e 2,9 cm de diâmetro, respectivamente. E já temos a comprovação de que ela é ideal para o nosso clima e solo”, afirma.

O engenheiro agrônomo descreve que a BRS Princesa apresenta porte alto, em torno de 3,5 a 5 metros. “As mudas que a Secretaria de Agricultura vai entregar terão aproximadamente 10 centímetros e devem ser transplantadas em recipientes por aproximadamente 60 dias antes de serem levadas ao solo. Vale destacar que faremos uma visita técnica na área para avaliar a aptidão da cultura para a propriedade rural cadastrada”, informa.

Além de oferecer as mudas sem custo algum, o município também vai disponibilizar engenheiro agrônomo para oferecer todo apoio técnico necessário para que os produtores rurais tenham sucesso. “A Banana BRS Princesa tem uma produtividade de 15 a 20 toneladas por hectare. O primeiro ciclo, do plantio até a colheita, é de 385 dias. Já o segundo ciclo se dá de oito a nove meses após o primeiro”, esclarece, acrescentando que o cadastro deve ser feito pessoalmente na Secretaria de Agricultura levando documentos pessoais, o Cad-Pro e telefone.

SERVIÇO – BANANICULTURA – Projeto Mais Fruta – Distribuição de mudas de banana BRS Princesa – Cadastro de produtores: até dia 31/07/2024 às 17h30 – Local: Secretaria Municipal de Agricultura – Paço Municipal – Av. Rio Branco n° 3717 – Telefone: (44) 3621-4141 – Ramal: 117.

Fonte:

Deixe seu comentário

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp