A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Seleções Regionais Rugby XV, organizado pela Confederação Brasileira de Rugby nas categorias Feminino M18 e Masculino M17, teve um significado especial para duas jovens e aguerridas umuaramenses. Lara Beatriz dos Santos Santana e Maria Eduarda Rais de Lima, ambas de 15 anos, foram convocadas pela primeira vez para integrarem a seleção paranaense na competição.
O torneio começou no último final de semana, no Centro Esportivo Recreativo Educativo Trabalhador (Ceret), em São Paulo. Para o secretário de Esportes e Lazer do município, Anderson Gasparetto - o Gaspar -, foi uma grande alegria ver as talentosas atletas juvenis de Umuarama estreando na seleção paranaense. Esta é uma modalidade em franco crescimento no Paraná e no Brasil, e para o secretário ver as meninas umuaramenses na convocação foi uma grande satisfação.
O presidente do Clube de Rugby Umuarama, Railton Rodrigues da Silva, também não esconde a alegria. Ele lembra que as adolescentes treinam no time desde os 12 anos, inclusive com os juvenis masculinos devido à falta de atletas para formar uma equipe exclusivamente feminina. “Testemunho o destaque que essas jovens vem alcançando tanto em âmbito estadual quanto nacional, fruto do esforço e dedicação delas”, disse ele à imprensa, na última semana.
De acordo com o dirigente, elas estão servindo de inspiração para outras garotas e garotos iniciantes nesse esporte ainda pouco conhecido em Umuarama, mas com grande potencial de crescimento. A competição reúne seleções femininas M18 e masculinas M17 da 1ª Divisão. Participam as equipes do Paraná, São Paulo (dois times), Rio de Janeiro e a seleção do Centro-Oeste.
Na primeira partida a seleção paranaense venceu a fluminense por 15 a 10. No segundo jogo pesou a experiência das meninas do Centro-Oeste, que venceram o Paraná por 26 a 0. “Nessa primeira etapa ganhamos um jogo e perdemos outro pelo campeonato brasileiro, mas que venha a próxima etapa”, disse Railton, confiante na evolução da equipe.
Na 1ª Divisão as equipes jogam todas contra todas em duas etapas e turno único, em jogos reduzidos e 17min x 17min, com 3 minutos de intervalo. Ao final dos jogos, as cinco equipes serão ranqueadas da 1ª à 5ª colocação e a final será disputada pelo 1º e 2º colocados desta fase.
Lara e Maria têm atuado em equipes de Maringá, Toledo e Foz do Iguaçu, além de defenderem o time de Umuarama, o que pesou favoravelmente na convocação para a seleção paranaense. Lara, inclusive, terá a oportunidade de realizar um teste para a Seleção Brasileira Juvenil ao final deste mês, em São José dos Campos (SP). As atletas buscam patrocínio e interessados em apoiá-las podem procurar o técnico Railton pelo telefone/WhatsApp (44) 98827-0364.